A questão do gênero fluido em Clarice Luz e Sombras

erika-linder-030-in-both-images

::: a modelo Erika Linder em ambos os papéis, masculino e feminino :::

Talvez

…apenas talvez, a evolução humana se dê no sentido de sólido para gasoso. Dentro dessa hipótese, viveríamos hoje o início da Idade da Água. Creio que isso explique muitas mudanças atuais. Explica, por exemplo, a visibilidade que sexualidades fluidas, personalidades fluidas, teorias fluidas começam a ter. Há um despertar da consciência de que as coisas não possuem um estado fixo, mas fluem de um a outro. Ou melhor: não estamos mais em um ponto fixo, como a montanha, mas fluímos pelos lugares, como o rio. Estamos deixando para trás a Idade da Pedra e suas verdades absolutas, suas formas rígidas.

Não é à toa que a fluidez tem lugar central em Clarice Luz e Sombras, conto que navega em incertezas e indefinições. As personagens perscrutam-se, pressentem-se mais do que se encontram e se conhecem. Clarice é, a um só tempo, menina e menino. Expressa-se de ambas as formas, permite que seus sentidos naveguem entre os opostos. Do mesmo modo, move-se entre luz e sombras, sol e névoas. A dificuldade em equalizar suas oscilações e as imposições sociais do mundo talvez explique esse tormento em que Clarice vive .

Questões sobre gênero brotaram com efervescência nos últimos anos em redes sociais, jornais, revistas, programas de tevê. O debate está vindo à tona e pessoas que vivenciam os mais diversos gêneros, e que expressam sua sexualidade das mais diversas formas, surgem das sombras. Se você está entre aqueles que só consegue pensar em termos de homem e mulher, está mais do que na hora de rever seus conceitos. Há todo um continuum de possibilidades entre os dois extremos – entre quaisquer extremos, aliás.

Nesta página você encontra um glossário simplificado que serve de porta de entrada para a Idade da Água e algumas de suas questões. Clicando aqui você conhecerá um interessante projeto de visibilidade, acolhimento e educação sobre gênero e sexualidade humana. Abaixo uma lista de sites onde você encontrará textos, discussões e referências para ampliar sua visão sobre o assunto:

Geledés – Questões de Gênero

Quereres – Núcleo de Pesquisa em Diferenças, Gênero e Sexualidade

Ser-tão – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade

Pagu – Núcleo de Estudos de Gênero Pagu

Mandacaru – Núcleo de Pesquisa em Gênero, Saúde e Direitos Humanos

—————————————

compre agora
clique para comprar

Anúncios
Padrão

2 comentários sobre “A questão do gênero fluido em Clarice Luz e Sombras

  1. Pingback: Um book trailer para Clarice Luz e Sombras | Điana Řocco

  2. Pingback: Amigas – a história completa | Điana Řocco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.